Nunca desista dos teus sonhos. Deus é poderoso para os restaurar. Confie!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

José Saramago, um homem pouco inteligente

José Saramago, um homem inteligente, mas não tão inteligente ao ponto de temer quem o criou.Alguem disse certa vez: "A pouca sabedoria afasta de Deus, mas a muita sabedoria, aproxima"
De cereteza que o conhecimento que ele tem das Escrituras é muito superficial, pois teria atentado para as seguintes palavras: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência" (Provérbios 9:10).
Deus não precisa de quem o defenda, por isso não pretendo tecer qualquer comentário com este propósito. Entretanto posso e devo aproveitar toda a polêmica que tem surgido em torno das afirmações do "Nobel da Literatura" para dizer que amo a Deus de todo o meu coração. Este amor é acompanhado por um sentimento de temor, que não significa medo, mas sim respeito e reverência. Reverência diante de Alguém que me ama de uma forma inexplicável e que tem cumprido as Suas promessas na minha vida. Ele é mais do que confiável. Ele é cheio de misericórdia e graça!
De facto todas as afirmações de José Saramago demonstram que ele não conhece a Deus, e porque não conhece, não ama. Entretanto, um pouco de temor, no sentido de simples respeito, não lhe faria mal.
O erro de José Saramago como de muitos outros tem sido o de ler a Bíblia como um livro comum. Lê-lo com olhos críticos e não com o desejo de conhecer Quem o inspirou. Nas suas páginas vemos um Deus que ama, cuida, protege, mas que também disciplina. E no exercício da Sua misericórdia sempre vai de encontro ao homem, no desejo de o redimir. No perfil deste Deus vemos justiça e amor, interligados, de uma forma como só Ele é capaz de exibir, sem ter jamais de se desculpar. Vemos isto no relato do sacrifício que Caim e Abel ofereceram. Caim teve oportunidade de obedecer a Deus ao oferendo o que de antemão sbia ser a Sua vontade. Ele poderia ter feito uma permuta com Abel e obter um animal para oferecer ao Criador. Embora tivesse, cedido ao ódio e inveja e morto seu irmão. Ainda assim, Deus coloca nele uma marca para que quem o encontre não o mate. Só Ele é Omnisciente, Omnipresente e Omnipotente. Sabe e conhece todas as coisas e, portanto pode exercer juízo como nenhum outro.
Sublinho este amor com as palavras de Jesus em João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
Todo homem é alvo deste grande amor de Deus, inclusive este que por falta de conhecimento não o teme, José Saramago.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, se o desejar: