Nunca desista dos teus sonhos. Deus é poderoso para os restaurar. Confie!

domingo, 4 de outubro de 2009

Síndrome de Ménière - o que é?

É uma doença causada pelo aumento da pressão e do líquido endolinfático dos canais semi-circulares do ouvido.
Não é uma doença psicossomática. Existem inúmeros factores desencadeantes e agravantes como: diabetes, doenças reumáticas, doenças da tiróide, cardiopatias, medicamentos. Podem ocorrer alterações emocionais por causa do quadro e estas acabam por contribuir para o seu agravamento. O estresse tem um peso na manifestação de crise.
A doença afeta 2 a 5 milhões de americanos, tendo seu surgimento na terceira ou quarta década de vida. Cerca de 75% das pessoas afectadas têm envolvimento unilateral e 25% bilateral do ouvido.
Tratamento: consiste na redução ou prevenção do aumento de líquido. Muitos pacientes podem lidar com os sintomas através de uma dieta controlada. Os pacientes com doença de Ménière devem fazer uma dieta de 2g diárias de sódio ou menos. Esta é a restrição da dieta mais importante a seguir. O café, o álcool também são substâncias a serem evitadas. O uso de diuréticos pode ser uma alternativa para ajudar a controlar a quantidade de água no corpo.
A cirurgia para prevenir o aumento de líquido no ouvido interno ou para interromper o sinal vestibular anormal pode ser indicada, se os episódios forem frequentes comprometendo o desempenho das funções do dia-a-dia.
Além dos cuidados de saúde específicos, é recomendável o cuidado com as emoções e também submeter-se a uma avaliação pelo "Médico dos médicos" JESUS. A Bíblia é um excelente Livro para ser lido e praticado. Nele pode-se encontrar Palavras de vida que irão ajudar restaurar todo o equilíbrio que o corpo doente necessita.
Desejo partilhar o seguinte verso: "Senhor, tu me sondas e me conheces, sabes quando me assento e quando me levanto, de longe entendes o meu pensamento.." - Salmo 139:1 e 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, se o desejar: